domingo, 17 de maio de 2015

História da Imagem de Jesus Misericordioso

“Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição:
Jesus, eu confio em Vós” (Diário, 47).

 “Eu mesmo te darei muitas ordens diretamente, mas atrasarei e farei depender de outros a possibilidade de execução das mesmas. (...) deves saber, Minha filha, que esse sacrifício durará até a morte” (Diário, 923).

Imagem pintada na presença  de irmã Faustina
(Eugênio Kazimirowski, Vilna 1934). 

 Imagem pintada após a morte de irmã Faustina
(Adolfo Hyla, Cracóvia 1944).
                                                                    

O padre Sopocko confiou a pintura da imagem de Jesus Misericordioso no início de 1934 ao pintor de Vilna Eugênio Kazimirowski. A residência do pe. Sopocko e a residência e o ateliê de pintor localizavam-se no mesmo prédio. Durante a pintura da imagem, ao menos duas vezes por semana a Irmã Faustina – que durante todo o período da pintura imagem permaneceu em Vilna (Vilnius, Lituânia) (veja Casa d Congregação) – ia ao ateliê a fim de fornecer orientações e sugerir detalhes relacionados com a aparência da imagem.

O padre Sopocko cuidou pessoalmente que a imagem fosse pintada exatamente de acordo com as orientações da religiosa. A tela em que havia ordenado a pintura da imagem de Jesus Misericordioso foi por ele adaptada às dimensões de uma velha moldura que anteriormente lhe havia sido presenteada por uma paroquiana. A pintura se estendeu por cerca de seis meses, e quando o quadro já estava pintado e pronto para ser exposto, o pe. Sopocko, querendo ainda certificar-se quanto à legenda que nele devia figurar, pediu a Irmã Faustina que se informasse a esse respeito com Jesus Cristo: (Veja Recordações - pe. Miguel Sopocko)

“Em determinado momento, o confessor perguntou-me como deveria ser colocada essa inscrição, visto que tudo isso não cabia nessa imagem. Respondi que rezaria e responderia na semana seguinte. Quando saí do confessionário e estava passando diante do Santíssimo Sacramento, recebi a compreensão interior de como devia ser essa inscrição. Jesus me lembrou o que tinha dito na primeira vez, isto é, as palavras que devem ser salientadas: Jesus, eu confio em Vós” (Diário, 327).

“Ofereço aos homens um vaso,
com o qual devem vir buscar graças na fonte da misericórdia.
Esse vaso é a Imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós” (Diário, 327).


A inscrição ditada, que constitui um elemento essencial da integridade do culto transmitido,
foi elaborada pelo pe. Sopocko numa placa adicional e por ele localizada na parte inferior
da imagem. A seguir, atendendo a uma explícita exigência de Jesus Cristo, transmitida pela irmã Faustina, o pe. Sopocko deu início aos empenhos para expor a imagem na igreja de Santo Miguel, em Vilna, da qual ele era reitor. Em razão disso, no dia 4 de abril de 1937, com a autorização do metropolita de Vilna (Vilnius, Lituânia), o arcebispo Romualdo Jalbrzykowski, e após uma opinião positiva dos peritos, a imagem de Jesus Misericordioso foi exposta na igreja de Santo Miguel em Vilna, onde por cerca de onze anos lhe devotaram a grande veneração que lhe cabia. Em 1941 uma outra comissão de peritos, convocada a pedido do metropolita, declarou que “essa imagem foi executada artisticamente e constitui um precioso patrimônio da arte religiosa contemporânea”. (Protocolo da Comissão encarregada da avaliação e conservação da imagem do Salvador Misericordiosíssimo na igreja de S. Miguel em Vilna, do dia 27 de maio de 1941, assinado pelos peritos: professor de história da arte dr. M. Morelowski, professor de dogma pe. dr. L. Puchaty e conservador pe. dr. P. Sledziewski).

Nenhum comentário:

Postar um comentário